Curso Estruturas na Prática utilizando o software Eberick

O curso “Estruturas na Prática” de Nivaldo de Maria tem como objetivo ensinar de forma prática e didática os conceitos e técnicas utilizados na construção de estruturas, tanto para engenheiros e arquitetos em início de carreira, quanto para estudantes dessas áreas.

O curso aborda desde os conceitos básicos de estática e mecânica dos materiais, até o projeto e dimensionamento de estruturas de concreto armado.

Além disso, Nivaldo de Maria utiliza exemplos reais de projetos e obras para ilustrar as aplicações práticas dos conceitos apresentados no curso, o que torna o aprendizado ainda mais dinâmico e interessante.

O curso é composto por aulas teóricas e exercícios práticos, que são realizados com o auxílio do software especializado, Eberick, amplamente utilizados na engenharia estrutural.

No final do curso, os participantes estarão aptos a compreender e aplicar os conceitos e técnicas aprendidas na prática da engenharia estrutural, o que certamente contribuirá para o desenvolvimento de suas carreiras profissionais.

O curso abordou:

a) Critérios normativos da NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento);

b) Critérios normativos da NBR 6123:1988 (Forças devidas ao vento em edificações);

c) Critérios normativos da NBR 6120:2019 (Ações para o cálculo de estruturas de edificações);

d) Critérios normativos da NBR 14859:2002 (Laje pré-fabricada – Requisitos);

e) Análise e interpretação de dois laudos de sondagem (tipo SPT e CPT);

f) As principais configurações do Eberick (ações, análise, ELS, vento, dimensionamento, materiais e durabilidade);

g) Concepção estrutural e lançamento dos elementos da estrutura das edificações (escadas, lajes de vigotas treliçadas e maciças, vigas, pilares, sapatas, blocos de fundação);

h) Lançamento das cargas nas vigas e lajes;

i) Aplicação de diferentes tipos de vínculos em vigas, pilares e lajes;

j) Análise dos resultados referentes ao pórtico estrutural, e dos elementos estruturais (vigas, pilares, lajes, escadas, sapatas e blocos de fundação), visando dimensionar estes elementos para atender os requisitos normativos referentes ao Estado Limite Último e Estado Limite de Serviço;

k) Otimização das armaduras dos elementos estruturais, visando o melhor custo/benefício entre projeto e execução.

l) Exportação das pranchas de detalhamentos de armaduras, formas, locação de blocos de fundação, modelo compatível com plataforma BIM e resumo de materiais.

You May Also Like

About the Author: Alexandre